SmarttBot

Investimentos automatizados na Bolsa de Valores

SmarttBot - Login
Detalhes

A SmarttBot é uma startup cujo produto é uma plataforma de investimentos automatizados na bolsa de valores.Trabalhei na empresa por quase um ano e tive a oportunidade de redesenhar por completo o produto, desenvolvendo um novo layout para a plataforma, melhorando a experiência do usuário e garantindo maior flexibilidade e segurança no uso daquela. Atuando como Product Designer, pude implementar na SmarttBot a cultura do user experience e liderar o design, criando estratégias para as diversas áreas da empresa, facilitando o entendimento e uso da plataforma pelos usuários, bem como a conversão nos serviços oferecidos pela startup.

Cargo

Product Designer, tempo integral

Período

Out 2017 - Jun 2018

Empresa

SmarttBot

Missão

Criar uma experiência do usuário foda!

O projeto de redesign da SmarttBot, envolveu uma mudança drástica tanto visual como estrutural na plataforma. Algumas referências foram adotadas para deixar um trabalho mais efetivo com um menor tempo de execução.

"O risco vem de não saber o que você está fazendo" - Warren Buffett

Essa frase de um dos maiores investidores de todos os tempos reflete bem o conceito desta nova plataforma. Os usuários precisam ter visualização de tudo o que está acontecendo em sua conta e poder atuar a partir destas. Para isso foram criadas as estratégias mostradas a seguir:

Design System

Para dar mais velocidade na criação das telas e features, consistência na interface e agilidade em possíveis atualizações futuras, foi desenvolvido uma série de princípios de design para suportar todo o escopo que já existia com a primeira plataforma e trazer ainda mais usabilidade.

Cores

Foi estabelecida uma paleta de cores com tonalidades já existentes na identidade da empresa, foram adicionados alguns estados para que o usuário pudesse entender de forma visual a utilização da plataforma. (Se ele está ficando rico ou pobre)

Cores

Foi preciso alguns experimentos para decidir as cores, pois havia momentos durante o uso da plataforma em que o usuário precisava prestar atenção, caso contrário poderia perder dinheiro. Ao mesmo tempo era preciso informar os ganhos ou perdas diários para que ele decidisse o que fazer, parar de operar ou continuar com seus robôs ligados.

Tipografia

Por ter escolhido trabalhar com o Material Design como linguagem visual, aproveitamos a sua principal fonte para utilizar na plataforma. A Roboto é uma fonte bastante aberta e geométrica, muito boa para representar números de forma clara.

Tipografia

Estruturas

Uma plataforma de investimentos necessita ser intuitiva e clara, e uma das estratégias utilizadas foi a criação de estruturas para serem utilizadas ao longo da jornada de uso do usuário. Fazendo com que ele compreenda a função de determinada feature independente de qual tela estiver.

Estruturas

Cards

Para consolidar todas as estratégias descritas, foram criados componentes mais complexos e neles foram inseridas ações. Eles também ajudam na segmentação do conteúdo e sequencialidade uma vez que cada card possui um contexto diferente do outro.

Cards

Navegação

Existem algumas exigências em se tratando de uma plataforma de investimentos, para isso foram utilizadas algumas estratégias para deixar a navegação mais fluida e natural para o usuário sempre fazendo com que ele consiga chegar ao próximo passo.

Onboarding

Uma entrada na plataforma segmentada por tipo de cliente e sequencial, pensada para mostrar os benefícios e converter os clientes que ainda não pagaram pelos serviços.

Empty States

Utilizados para guiar o usuário em momentos os quais não existe nenhum conteúdo para ser mostrado, os empty states ajudam muito aqueles usuários que acabaram de entrar na plataforma e não sabem o que pode ser feito, ou para reportar algum erro da plataforma.

Empty States

ChatBot

Existem várias tipos de chatbots, mas o que foi implementado para a nova plataforma, foi um bot para responder às principais dúvidas que os usuários têm em relação a SmarttBot. Juntamente com o suporte, foi levantado as principais dúvidas e foi utilizado o Blip, ferramenta oferecida pela Take na construção.

Chatbot

Layout

Desktop

Em toda a plataforma foram utilizados diversos conceitos de usabilidade para uma melhor experiência no uso da plataforma. Dessa forma, o usuário sempre saberá o que fazer caso se encontre em algum momento de dúvida ao longo de sua jornada.

Mobile

Muitos dos usuários da plataforma, não trabalham apenas com investimentos, muitos possuem outras profissões como a sua principal fonte de renda e na maioria das vezes, não ficam na frente do computador acompanhando a bolsa durante o dia. Por isso, a versão para celular, foi pensada com as principais funções que o usuário utiliza durante o uso, bastando um scroll para visualizar como estão os robôs e atuar, se necessário.

Para finalizar

Após muita experimentação e muitos testes de usabilidade com clientes e colaboradores, chegamos a uma versão da plataforma consistente, um produto clean e funcional, com diversos conceitos aplicados de UX e usabilidade para uma entrega consistente e fundamentada de diversas formas. E acredito que consegui cumprir a missão de entregar uma experiência do usuário foda!

Foram muitos aprendizados ao longo deste projeto: